Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

05/03/2024ㅤ Publicado às 14:06

– 05/03/2024

Na quinta-feira, 29 de fevereiro, a vice-presidente, Raissa Mafaldo, participou da entrega das últimas reformas dos lares contemplados no edital de ATHIS 2023, do CAU/RN, vencido pela ONG Reforamar.

As três casas entregues foram de dona Leonilda, Samuel e Ayla, todas na mesma rua, no bairro de Golandim, em São Gonçalo do Amarante.

Dona Leonilda é uma senhora de 102 anos e está com Alzheimer. Ela mora na casa de uma neta. A reforma será um legado para a família, pois seus filhos também já estão idosos.

Por causa da doença e da idade, d. Leonilda já possui algumas limitações de mobilidade, principalmente para utilizar o banheiro que tinha a entrada estreita, não permitindo a passagem com a cadeira de rodas e nem o giro dentro do espaço. Então, o banheiro foi reformado, foram renovadas a pintura do quarto dela e a fachada da casa.

Ayla é uma menina com autismo, até o momento não verbal. A mãe tem bipolaridade e sofre com crises de depressão. Elas moravam em uma casa sem contrapiso, sem reboco, só na alvenaria levantada pela própria família. O terreno da casa era um depósito de entulho, então o quintal era terra e entulho revirado. O banheiro da família não tinha teto, era a céu aberto e havia um buraco no chão, com as chuvas o chão cedeu.

Ayla necessitava de recursos no lar para desenvolver melhor o cognitivo, por isso foi feito, na lateral da casa, um jardim sensorial com foco no som, para a criança ter um espaço para brincar com segurança e auxiliar no seu desenvolvimento.

Nessa ação foi realizado o nivelamento do terreno, que era íngreme, reboco e pintura da casa inteira e limpeza do quintal. Foram colocadas cerâmicas e laje no teto do banheiro. A calçada foi minimamente ajustada e a fachada recebeu pintura de artista local com temática nordestina.

Samuel é um menino com paralisia cerebral e síndrome do West. Ele não fala, não anda, não consegue ficar em pé sozinho. A família sempre priorizou cuidar da saúde dele e nunca pode reformar a casa. Samuel depende da cadeira de rodas, inclusive para tomar banho (uma exclusiva no banheiro). O quintal era um entulho de itens de reciclagem, pois o pai de Samuel, sr. Luiz, levanta alguma quantia para a família com reciclagem.

A dificuldade maior da família era passar com a cadeira da casa para a cadeira de banho, uma vez que a porta do banheiro era estreita e Samuel está crescendo. O banheiro era infiltrado, escuro e insalubre. A casa precisava de uma pintura.

A reforma contemplou a pintura da casa, e a adequação do quarto da família. Além do banheiro e do quintal que foi criado um passeio para que a mãe possa dar voltar com Samuel na cadeira de rodas. A fachada também recebeu pintura de artista local com temática do nordeste.

Para Raissa foi um momento único, no qual ela pode presenciar a emoção das famílias ao receber um lar seguro e acessível. “É gratificante testemunhar o impacto positivo que a arquitetura pode ter na qualidade de vida e no desenvolvimento das pessoas. A ATHIS é uma lei, uma ferramenta crucial que deve ser amplamente divulgada e acessível a todos que dela necessitam”, afirmou a vice-presidente do CAU/RN.

A Reforamar é a responsável por essas reformas. A ONG venceu o edital de ATHIS 2023 do CAU/RN. A proposta é reformar 9 residências (já entregues) e uma praça, no município de São Gonçalo do Amarante. A praça em questão é a do Ginásio Poliesportivo de Golandim, na qual será realizado o evento de encerramento oficial, com a inauguração da eco praça e o lançamento de um minidoc, em 16 de março.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

06/08/2024

Consulta pública do CAU/BR pode mudar o futuro da sua cidade. Participe!

AU

11/06/2024

Brasil recebeu arquitetos adeptos das cidades sustentáveis

AU

04/06/2024

Cuidar do meio ambiente é um desafio urbanístico

AU

28/05/2024

Pacto pela Sustentabilidade dos Municípios e Qualidade de Vida Urbana