Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

05/12/2023ㅤ Publicado às 13:04

– 05/12/2023 –

A conselheira, Cíntia Viegas, membro da Comissão de Patrimônio do CAU/RN, representou o Conselho na audiência pública, no dia 04 de dezembro, realizada na Câmara Municipal de Natal, que debateu sobre a possibilidade de requalificação da Ribeira. A reunião, intitulada “Uma nova Ribeira – uma semente plantada no coração dos natalenses”, discutiu problemáticas da região e possíveis soluções. Além de vereadores participaram da audiência: entidades do comércio, empresários e secretários da Prefeitura de Natal.

Audiência pública na Câmara Municipal de Natal

O tema ressurgiu nas redes sociais, e viralizou, após o artista visual, Ronkali Souza, recriar cenários com novas perspectivas para bairro, através da inteligência artificial. A corretora de imóveis, Michelle Lordão, foi uma das responsáveis pela mobilização para a audiência. Segundo ela, a principal motivação é tirar dúvidas. “O primeiro ponto é a gente entender quais são as dificuldades para que uma classe unida consiga realmente resolver e concretizar [o sonho de requalificação]”, afirmou Michelle.

Ruth Ataíde, professora do Departamento de Arquitetura da UFRN, lembrou que outras iniciativas para requalificação da Ribeira já foram apresentadas, mas os projetos não tiveram continuidade. Por exemplo, o concurso urbanístico UrbanLab, feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em 2017, o projeto “Olhos da Ribeira“, produzido por alunos da UFRN, foi o vencedor do concurso e o então prefeito Carlos Eduardo participou da cerimônia em Washington, na capital dos Estados Unidos.

O foco do projeto era a entrada dos pequenos investidores para financiar ações de revitalização para a Ribeira. A proposta abriria a possibilidade dos próprios natalenses serem uma espécie de “sócios” da cidade. O projeto dos representantes potiguares convenceu a comissão julgadora formada pelo BID e acabou derrotando os outros dois finalistas: os projetos “Reviva Ribeira”, feito por alunos da Universidade de São Paulo (USP), e “Retoma Ribeira“, de estudantes da Universidade de Brasília (UnB).

A conselheira, Cíntia Viegas, contribuiu para o debate falando que o Plano Diretor de Natal prevê ações no Centro Histórico. “No Plano Diretor 2022 nós tivemos um avanço, de uma área especial de preservação cultural. Ela já existia com outros nomes, mas o que está previsto no PDN recente, é um sistema de proteção do patrimônio cultural. Com ele existem diversos instrumentos urbanísticos, um deles é a operação urbana consorciada, que já contemplada em PDN anteriores e que no atual a gente tem a operação urbana consorciada Centro Histórico, previsto. Então não há muito sentido a gente falar de Ribeira e não falar da Cidade Alta. É preciso estudar, entender o tombamento de algumas edificações do bairro, quais são as características, as restrições e sobretudo entender o que é uma área especial”, acrescentou Cíntia. A Ribeira é uma área especial dentro de um macrozoneamento do Plano Diretor e vão ter prescrições urbanísticas diferenciadas.

Representando o CAU/RN na audiência, a conselheira Cíntia Viegas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

06/08/2024

Consulta pública do CAU/BR pode mudar o futuro da sua cidade. Participe!

AU

11/06/2024

Brasil recebeu arquitetos adeptos das cidades sustentáveis

AU

04/06/2024

Cuidar do meio ambiente é um desafio urbanístico

AU

28/05/2024

Pacto pela Sustentabilidade dos Municípios e Qualidade de Vida Urbana