Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

14/05/2024ㅤ Publicado às 12:54

– 14/05/2024 –

O CAU/BR convocou reunião com os conselheiros federais, presidentes dos CAU/UF e representantes das entidades de arquitetura e urbanismo para mobilizar ações e ajuda diante da tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, o CAU/BR apresentou a proposta de um Projeto Estratégico de Assessoria Técnica de Interesse Público para atuação dos CAUs de todo o Brasil. E inserir arquitetos e urbanistas em um processo de reconstrução que exigirá esforços do poder público, sociedade civil e população em geral.

Do CAU/RN participou o conselheiro federal, Jefferson Sousa e a vice-presidente, Raissa Mafaldo. “Foi uma discussão muito boa, cuja proposta é utilizar o fundo de ATHIS do CAU/BR e dos estados, deste ano, para reconstrução das moradias no Rio Grande do Sul. Também foi discutida a importância de colocar em destaque o planejamento urbano”, informou Jefferson.

Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU/BR, enfatizou na live sobre “Resiliência urbana” que “é muito importante que nós arquitetos tomemos o protagonismo que nos é devido nesse momento de planejamento. Nós precisamos pensar no depois, só que o depois chega muito rápido. Quando essa água baixar, o que vai acontecer com esses imóveis?”

O CAU está trabalhando no Projeto Estratégico de Assistência Técnica de Interesse Público. Se trata de um cadastramento de profissionais arquitetos que possam laudar as residências atingidas na tragédia. Os profissionais serão remunerados para realizar os trabalhos.

Quando a situação climática se estabilizar, as edificações precisam ser classificadas: habitáveis, necessitando de reformas, totalmente destruídas. Serão necessárias ações de curto, médio e longo prazo. Essa é uma ação que deve ser de curto prazo porque é de primeira necessidade, já que as pessoas precisam saber se poderão voltar para suas casas.

O olhar técnico é de suma importância para entender se as pessoas poderão voltar a ocupar os imóveis. O edital será lançado assim que as águas baixarem. O CAU também está elaborando uma carta para os prefeitos, que traz indicativos de como devemos trabalhar a sustentabilidade. Esse é o momento, o novo olhar para tudo que está posto.

Este momento os gaúchos precisam de toda solidariedade. O CAU/RS e os colegas arquitetos e urbanistas a nossa atenção e disposição em atuar.

Quer ajudar?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AU

06/08/2024

Consulta pública do CAU/BR pode mudar o futuro da sua cidade. Participe!

AU

11/06/2024

Brasil recebeu arquitetos adeptos das cidades sustentáveis

AU

04/06/2024

Cuidar do meio ambiente é um desafio urbanístico

AU

28/05/2024

Pacto pela Sustentabilidade dos Municípios e Qualidade de Vida Urbana